Até no 2º semestre de 2015 as importações totais no Brasil somaram US$ 12,8 bilhões representando uma baixa de 33,7% em comparação ao mesmo período de 2014, já com o dólar em alta contribuiu para uma expressiva queda de 21,3% nas importações totais no acumulado do ano até agosto somando US$ 121,1 bilhões.
Já a redução das compras externas de máquinas e equipamentos de uso industrial, geral e de material e equipamentos elétricos, registrou a queda na importação de bens de capital que foi de 17,8% até agosto de 2015.
A crise política que vem assolando o país há meses junto com os declarados casos de corrupção são considerados os principais causadores, e isso, afeta a confiabilidade dos empresários brasileiros na política econômica de nosso governo, além disso, a falta de uma política clara de investimentos e liberação de linhas de crédito, obriga os empresários a colocarem em segundo plano os investimentos.
A subsidiária brasileira da Trumpf, que tem como clientes principais várias montadoras de carro, como a Volkswagen, a Ford e a Fiat, registrou o fechamento do ano fiscal em 30 de junho com uma queda de 30% em sua receita, informando ainda, que não sabe quando haverá uma melhora.
A retração que se instalou afeta indústrias como a Junker do Brasil onde foi registrado uma redução de quase 35% nas importações no 1 º semestre de 2015 comparando ao mesmo período do ano passado, enquanto o Grupo Bener, importadora de máquinas e equipamentos registrou uma queda de 45% nas importações no primeiro semestre de 2015, afirmando também que não vê nenhuma chance de melhora!
Empresas como a Makino do Brasil informa que teve uma queda brusca na venda de máquinas de valores mais altos, afirmando inclusive, que a importação no momento está acontecendo apenas com as máquinas importadas de baixo valor e de baixa tecnologia, enquanto que na Junker do Brasil a redução foi registrada em média 35% nas importações no primeiro semestre de 2015, comparando com o mesmo período do ano passado de 2014.
A incerteza e os juros altos acabam obrigando os clientes a focar apenas no preço mais baixo, e não na relação custo-benefício já que a margem de lucro das empresas vem sendo reduzida drasticamente desde 2013, mesmo porque houve uma redução das compras externas de máquinas e equipamentos de uso industrial e geral, e de material, e equipamentos elétricos, por isso, a queda na importação de bens de capital até Agosto/2015 já estava registrada em 17,8%!
Nota
Imagens meramente ilustrativas.
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, Estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tem qualquer objecção à exibição de qualquer imagem e notícias, pode ser trazido ao nosso conhecimento através do envio de e-mail (contato) e o mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser propriedade de outras empresas.
comentarios do KHAEL